Por: Cons. Elder Pereira |
terça-feira, 8 de julho de 2014
Pastores
e ovelhas eram uma parte tão familiar do mundo antigo que se tornaram uma
pronta metáfora para os escritores bíblicos. O terno cuidado dos pastores com
suas ovelhas levaram Davi e seus companheiros salmistas a falar do Senhor como o
pastor de Israel (Salmos 23; 80:1), e de Israel como
“as ovelhas do teu pasto” (Salmos 100:3; 95:7; 79:13; 78:52). Os
profetas também, em suas visões messiânicas, viram Deus de modo semelhante: “Como
um pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os
cordeirinhos, e os levará no seio; as que amamentam, ele guiará mansamente.”
(Isaias 40:11); “Eu mesmo
apascentarei as minhas ovelhas, e as farei repousar, diz o Senhor Deus. A
perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma
fortalecerei...” (Ezequiel 34:15-16).
Escritores
do Velho Testamento também fizeram uso efetivo da bem conhecida disposição
das ovelhas para se desgarrarem. De nossos caminhos pecaminosos Isaías
escreveu: “Todos nós andávamos
desgarrados como ovelhas” (Isaías 53:6) e o mais longo dos salmos
termina com este queixoso apelo: “Ando
errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos
teus mandamentos” (Salmo 119:176).
Em
sua ilustração do pastor e das ovelhas (Lucas 15:3-7; Mateus 18:12-14), Jesus
estava não somente abordando seus ouvintes pela prática conhecida, mas com uma
metáfora bíblica conhecida. Não havia meio deles perderem a lição. Jesus,
como o fez seu Pai, via os homens como “aflitos
e exaustos, como ovelhas sem pastor” (Mateus 9:35).
As
ovelhas comumente se perdem devido a sua própria despreocupação. Esquecendo
tanto o rebanho como o pastor elas perambulam sem destino, tendo na mente nada
mais do que a próxima moita de capim. Não há pensamento em lobos ou profundos
precipícios. Como isto espelha acuradamente nossos modos ineptos! Não é que
um dia tenhamos a idéia de ser ímpios e então comecemos metodicamente a
cumprir nossa ambição. Estamos meramente tão preocupados com os desejos e
circunstâncias presentes que nos tornamos distraídos das conseqüências de
nossas escolhas. Vidas vividas sem propósito tornam-nos peões de nossas paixões
e, seja de propósito ou não, encontramo-nos antes que o saibamos, longe de
Deus, miseráveis em nosso desamparo e feridos. Tais ovelhas não representam os
orgulhosos e os teimosos, mas os infelizes, aqueles que são rápidos em admitir
sua própria estupidez e pecado mas, não obstante, são assim mesmo perdidos.
Mas
o foco da parábola está no pastor. Argumentando do menor para o maior, Jesus
toma a atitude conhecida de um pastor para com uma ovelha perdida, para
justificar sua atitude para com as pessoas perdidas, e para expor o espírito
sem misericórdia de seus críticos. Ele tinha antes usado o mesmo tipo de
argumento, da atitude de um médico para com o doente (Mateus 9:12). Os fariseus
sabiam que nenhum pastor verdadeiro jamais abandonaria uma ovelha perdida ainda
que o resto do seu rebanho estivesse seguro. Com pastores a preocupação não
era meramente econômica, mas sentimental. Eles ficariam freqüentemente ligados
às ovelhas até o ponto de chamar cada uma delas por seu próprio nome especial
(2 Samuel 12:3; João 10:3).
Os
fariseus também sabiam que o pastor, quando achasse sua ovelha, não a
esmurraria com raiva, mas carregaria a desgarrada, agora severamente
enfraquecida, gentilmente em seus ombros. Mais ainda, quando ele retornasse, ele
voltaria em franca alegria.
Com
esta simples ilustração Jesus levantou uma questão implícita com seus
detratores: como poderiam eles ter tal compaixão por uma ovelha e tratar os
homens com tal arrogante e egoísta dureza. Eles não somente não tinham
buscado o pecador perdido, mas não se regozijariam com sua recuperação. E com
isto eles tinham mostrado dramaticamente como sua própria disposição diferia
da divina. Enquanto Deus se regozija, eles amuam. Enquanto o céu perdoa, eles
cospem seu desprezo. Enquanto o bom Pastor busca recuperar o rebanho espalhado,
eles vivem para devastá-lo. É um quadro sombrio.
Mas
alguns podem ficar envergonhados pela observação conclusiva de Jesus que
“haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por
noventa e nove justos (retos) que não necessitam de arrependimento”
(Lucas 15:7). Ele está sugerindo que Deus sente uma alegria menor pelos justos
do que pelo pecador recuperado? As duas coisas. A alegria de recuperar o perdido
é um tipo especial de alegria, uma alegria cheia de alívio, mas isso nunca
exclui como profundo, um deleite naquilo que nunca foi perdido. E, o termo justo
ou reto que Jesus usa aqui tem um toque irônico em si. Quem, no mundo, seria tão
justo que não precisasse de arrependimento? Infelizmente, os fariseus pensavam
que poderiam nos dizer. A verdade é que todas as ovelhas desgarraram (Romanos
3:9, 10) e precisam da misericórdia daquele
“grande Pastor das ovelhas” que nos redime “pelo
sangue da eterna aliança” (Hebreus 13:20). Este grande Pastor “apascentará
o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no
seu seio; as que amamentam, ele guiará mansamente” (Isaías
40:11). (http://www.estudosdabiblia.net)
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