Há várias palavras hebraicas que descrevem a palavra contenda. Basicamente, a palavra contenda traz o sentido de disputa (muitas vezes, uma disputa doméstica), como em Pv 21:9; Pv 25:24; Pv 27:15. Em outras casos, contenda tem o sentido de processo, ou litígio (estado de conflito em que se põem duas ou mais pessoas ou entidades que não puderam chegar a um acordo em relação a um intento), Pv.22:10. E, finalmente, às vezes a palavra contenda traz o sentido de briga, luta, como em Pv 13:10, Pv 17:19.
Vejamos porque a contenda representa um grande perigo: Nesta citação bíblica, vemos que a contenda é destrutiva por provocar inimizades, e aqueles que fogem de contendas por serem fiéis à Deus serão abençoados pelo Todo Poderoso. Vamos analisar Gn 26.20-22 para que possamos compreender melhor:
VEJA AQUI O SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS ESEQUE, SITNA E REOBOTE.
ESEQUE-contenda
SITNA-inimigo, inimizade. Sitna é uma palavra hebraica que deu origem ao nome "Satanás", literalmente; adversário.
REOBOTE-alargamento e prosperidade.
O QUE PODEMOS APRENDER COM O SIGNIFICADO DESTAS PALAVRAS:
1º) A contenda começa onde há interesse pessoal e egoísta e espírito atribulado que não sabe a hora de parar, de encerrar um assunto por priorizar a paz. Vale lembrar que onde há amor não há lugar para a contenda, pois quando amamos ao nosso próximo, muitas vezes abdicamos de coisas que teríamos o direito de fazer, para não magoarmos ou ofendermos. Muitas vezes, mesmo quando a razão nos assegura o direito de contender, por amor não contendemos, pois o amor não nos dar o direito de causar o desconforto da ofensa ou da mágoa ou dor no próximo. No caso, os pastores de Gerar se interessaram pelo poço cavado pelos pastores de Isaque ( veja o versículo 19: "Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas." Gn 26.19).
2º) Depois de iniciar a contenda, vem a inimizade. Os pastores de Isaque não se importaram em perder o poço que eles mesmos cavaram, ou seja: Para os pastores de Isaque, aquele já era um caso encerrado, eles não pretendiam mais continuar falando sobre aquele assunto, mas os pastores de Gerar por terem um espírito contencioso, voltaram a contender (a falar do assunto que para os pastores de Isaque, já estava findado)pelo o outro poço que foi cavado, e daí começou a inimizade entre ambos. (Gn 26.21).
3º) Isaque e seus pastores saíram do lugar onde havia contenda e inimizade, pois tinham um espírito manso e temiam a Deus, e como resultado de seu bom procedimento, ele foi abençoado por Deus.( Gn 26.22).Ter espírito manso não é falar baixinho sem alterar a voz, é ter o espírito de paz, é não amar a contenda.
Para compreendermos ainda mais as consequências negativas causadas pela contenda, vamos olhar para o que a Bíblia diz sobre o assunto.
O QUE GERA A CONTENDA:
1º) Pessoas carnais. "...porque ainda sois carnais, pois havendo entre vós inveja, CONTENDAS, e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?" (1Co 3.3 grifo meu). " Donde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"(Tg 4.1).
A Palavra de Deus assegura que os carnais não herdarão o Reino de Deus ( Gl 5.19-21).
2º) Pessoas orgulhosas e soberbas. "O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará"(Pv 28.25). "Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria"(Pv 13.10).
Mas os orgulhosos serão arruinados(" A soberba precede a ruína, e altivez do espírito precede a queda." Pv 16.18).E Deus resiste os soberbos ( " Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes." Tg 4.6).
3º) Pessoas em pecado. "O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína" ( Pv 17.19). " perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas." Pv 6.14).
SUAS CAUSAS:
1. Ódio (Pv 10:12), Orgulho e cobiça (Pv28:25; 13:10).
2. A insensatez (alguém que se mete em rixas, Pv 20:3; Pv 18:6).
3. Palavras torpes: Gozação (o zombador, Pv 22:10, que "incen-
deia" as brigas; o difamador ou caluniador, Pv 16:28, e o que
fala mal dos outros, Pv 26:20).
4. Provocação (Pv 30:33).
5. Vinho, ou melhor, bebedice (Pv 23:29,30).
SUAS CARACTERÍSTICAS (Pv 17:14).
Dificilmente se faz parar um contencioso uma vez que começa, especialmente se for com alguém que era "irmão" amigo íntimo", Pv.18:19.
Por isso, é melhor perder a briga, a perder um amigo, porque com ofensas fechamos o nosso acesso ao coração do irmão. Cuidemos, pois, de não ofendê-lo. Devemos fugir da contenda porque ela é uma praga para o lar. O indivíduo contencioso e polêmico acaba despertando a impaciência, intolerância e a ira nos outros. Não há nada pior do que uma conversa ruminada que parece nunca ter fim, quando para o outro o assunto já foi dado por encerrado (Pv 17:1). Inclusa aqui, também, a ideia de levantar ACUSAÇÕES e DEBATES sem fim.
DEUS ABOMINA A CONTENDA
" Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:...
..., e o que semeia contendas entre irmãos" (Pv 6.16-19).
A CONTENDA DESTRÓI A UNIDADE DA IGREJA
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós." (1Co 1.10,11)
PARA MANTERMOS A UNIDADE DA IGREJA, É PRECISO RESISTIR À TENDÊNCIA DE CONTENDER
" Ma, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus." (1Co 11.16) Confira Fp 2.1-3,14,15; 2Tm 2.23,24.
COMO VENCER E FUGIR DA CONTENDA?
1º) Com amor (Pv 10.12; 1Pe 4.8).
2º) Com oração ( Jd 17-21).
O espírito contencioso, que também é questionador, arrogante orgulhoso e polêmico faz parte das obras da carne cuja manifestação é também revelada em inimizades, ciúmes, iras, dissenções, facções e inveja.
DEFINITIVAMENTE O ESPÍRITO E COMPORTAMENTO CONTENCIOSO NÃO VEM DE DEUS!
MISSIONÁRIA FÁTIMA MIRANDA.
A paz do Senhor Jesus missionária! Fui muito edificado com este estudo.Que o Senhor continue te usando de forma poderosa e abençoando a sua vida!
ResponderExcluirAgradeço por postar. Venha abençoar minha vida. E possa eu como Isaque viver longe dos que contendem, me ver livre da parte carnal em mim. Por duas vezes contenderam, na terceira Deus me abençoe. Eseque Sitina . Alarge meu caminhos SENHOR!
ResponderExcluirSitna. Reobote abençoado pelo Senhor
ResponderExcluirA paz do SENHOR. Missionaria. Estudo maravilhoso. Como é importante para a igreja um estudo desse. Já que estamos nos fins dos tempos. E o adversário tem provocado e perseguido tanto o povo de Deus para nos tirar do foco que é nosso Cristo e as mansões celestiais preparada para aqueles que amam a sua vinda!!
ResponderExcluirDeus lhe abençoe por isso.
A graça e a paz em Cristo Jesus.
ExcluirAprendi muito com essa lição de vida,em relação a contenda.
Devemos sempre nos afastar desse mal pensando sempre em retribuir um espaço para o bem.
Muito eselente esse estudo Deus puro na intenção de despertar seu povo em quanto é tempo
ResponderExcluirGraça e paz irmão e esse estudo é maravilhoso e só veio acrescentar na minha vida,e eu vou botar em prática,em saber que a Contenda é uma coisa muito feia e que desagrada a Deus,e destrói o aconchego do ser humano da família em si,a Bíblia fala,ai daquele que semeia discórdia entre irmãos😔
ResponderExcluirmeus parabens pela palavra ,uma grande riqueza para as nossas vidas.a igreja necessita investir nests palavra.
ResponderExcluir