Por Cons. Elder Pereira |
sexta-feira, 4 de julho de 2014
Os grupos urbanos
diferenciam-se pelas formas
próprias de expressão, ou
seja, por suas ideologias
político-sociais, pelas
músicas, vestimentas,
linguagens, inclinações
religiosas ou
anti-religiosas. Para
atendermos melhor o processo
de evangelização dos grupos
urbanos, se faz necessário
entender conceitos como
contra cultura e cultura de
massa, como influenciaram e
modificaram o estilo de vida
das pessoas nas últimas
décadas. Para entender o
homem é necessário
compreender a sua história.
O homem é a conseqüência da
evolução de fatos e
sugestões que formaram seus
pensamentos, costumes e
culturas. Hoje encontramos
nas grandes cidades diversos
grupos étnico-linguísticos,
alguns denominados "tribos
urbanas", "alternativos",
"movimento Underground" e é
neste meio que encontramos
pessoas feridas,
amarguradas, presas a
vícios, com seus sonhos
roubados, identidades
trocadas e na maioria das
vezes vivendo neste contexto
à maioria às vezes
inconscientes.
Percebemos que o cenário
underground tem crescido
cada vez mais...
A
responsabilidade social da
Igreja
“Vendo Pilatos que nada
conseguia, antes, pelo
contrário, aumentava o
tumulto, mandando vir água,
lavou as mãos perante o
povo, dizendo: Estou
inocente do sangue deste
justo; fique o caso
convosco” Mt 27.24
O que cristãos têm a ver com
os problemas dos centros
urbanos? Por que devem os
cristãos se envolver com o
social?
No final das contas, existem
duas atitudes que eles podem
adotar com relação ao mundo.
Uma é a fuga, outra é
o engajamento.
“Fugir”
significa voltar as costas
ao mundo em rejeição, lavar
as mãos das coisas do mundo,
mesmo sabendo, como Pilatos
, que nem assim desaparece a
responsabilidade, e
endurecer o coração aos
agonizantes gritos de
socorro.
“Engajar-se”,
por outro lado, significa
voltar o rosto para o mundo
em compaixão, sujar as mãos,
sofrer e gastar-se a serviço
deste e sentir no fundo do
ser o comovente e incontido
amor de Deus.
Viver dentro da igreja em
comunhão uns com os outros é
mais conveniente do que
servir em um ambiente
externo apático ou mesmo
hostil.
Ao invés de tentarmos fugir
à nossa responsabilidade
social precisamos abrir os
ouvidos e escutar a voz
daquele que conclama seu
povo em todo tempo a sair.
Missão é a nossa resposta
humana à divina comissão.
É todo um estilo de vida
cristão, que tanto inclui
evangelismo quanto
responsabilidade social, sob
a convicção de que Cristo
nos envia ao mundo assim
como o Pai a ele o enviou.
Por que devem os cristãos se
envolver com a
responsabilidade social?
1º.
O Senhor é Deus tanto da
justiça quanto da
justificação
“que faz justiça aos
oprimidos; que dá pão aos
famintos. O SENHOR solta os
encarcerados; o SENHOR abre
os olhos aos cegos; o SENHOR
levanta os abatidos; o
SENHOR ama os justos; o
SENHOR guarda os
estrangeiros; ampara o órfão
e a viúva, mas transtorna o
caminho dos ímpios”. Sl
146.79
2º.
O Senhor nos envia como o
Pai O enviou – Jo
20.21
“Como Deus ungiu a Jesus de
Nazaré com o Espírito Santo
e com poder, o qual andou
por toda parte, fazendo o
bem e curando a todos os
oprimidos do diabo, porque
Deus era com ele” At 10.38
Se a missão cristã é para
ser modelada pela missão de
Cristo, ela certamente
implicará — assim como Ele o
fez — penetrarmos no mundo
das pessoas. Isto significa
entrar no mundo dos seus
pensamentos, da sua tragédia
e solidão, a fim de
compartilhar Cristo com eles
lá onde eles estão.
Significa disposição para
renunciar a conforto e à
segurança de nossa própria
formação cultural, a fim de
nos doarmos em serviço a
indivíduos de outra cultura,
de cujas necessidades quem
saber jamais tenhamos
conhecimento ou experiência.
3º.
Não se deve separar fé de
amor
Ao caminharmos pelas
Escrituras, podemos ver em
todos os apóstolos a mesma
ênfase na necessidade de
obras de amor.
Tg 2.17,18 - fé sem obras é
morta.
1 Jo 3.17 – aquele que tem
recursos, deve repartir com
quem não tem.
Tt 2.14 – somos um povo
zeloso de boas
Ef 2.10 – Fomos criados para
boas obras
Gl 5.6 – a única coisa que
tem valor é a fé que atua
pelo amor
Portanto, temos a
surpreendente seqüência de
fé, amor e serviço; a
verdadeira fé se expressa
pelo amor, o verdadeiro amor
se revela através do
serviço.
Fé salvadora e amor salvador
caminham lado a lado; onde
quer que um deles falte
faltará também o outro.
Nenhum deles pode subsistir
sozinho.
Que faremos diante dos
desafios das nossas
metrópoles? Lavaremos nossas
mãos como Pilatos, tentando
nos isentar da
responsabilidade frente a um
mundo não apenas sem
salvação, mas sem pão, sem
roupas, sem casa, sem
esperança?
Busquemos o equilíbrio
bíblico em nossas igrejas –
ofereçamos ao mundo perdido
o Pão vivo que desceu do céu
– JESUS, sem, no
entanto nos esquivarmos da
ordem de Jesus a multidão
faminta – “dai-lhes vos
mesmos de comer” (Lc 9). (http://www.montesiao.pro.br)
Jesus Cristo mandou pregar o evangelho a toda a criatura, em todo o
mundo. Nenhum lugar pode ficar excluído e nenhuma pessoa deve ser
considerada não-evangelizável. No Brasil, como em muitos países, 80%
das pessoas vivem nas cidades, ao contrário do que havia há poucas
décadas, quando a maior parte vivia nas áreas rurais. Este é um
grande desafio para as igrejas cristãs. As cidades têm grandes e
graves problemas, próprios do crescimento urbano desordenado a que
são submetidas, tais como concentração excessiva de pessoas,
desigualdades sociais, problemas de habitação, favelas, falta de
saneamento, de saúde, etc. No que tange à evangelização, as cidades
oferecem facilidades e dificuldades, como veremos adiante. As
igrejas precisam ter estratégias de trabalho para alcançar as
cidades. Há diferenças, entre evangelizar numa Metrópole e num lugar
interiorano. No inicio de tudo, os homens viviam em áreas agro-pastoris. Com o
passar do tempo, a escassez de bens os obrigava a sair, em busca de
outros locais para sobrevivência. Sempre houve uma tendência para os
homens se concentrarem em tomo de um núcleo populacional. A famosa
TORRE DE BABEL foi uma tentativa de concentração urbana, não
aprovada por Deus. Este queria que os homens se multiplicassem,
enchendo a Terra. Damy FERREIRA (P. 139) vê a evolução das cidades
em várias etapas.
A primeira, de 5.000 a.C. a 500 d.C, até à queda de Roma,
quando se estabeleceram grandes cidades como Jericó, Biblos,
Jerusalém, Babilônia, Nínive, Atenas, Esparta e Roma. Eram as
chamadas "polis".
A segunda, quando encontramos, na Renascença, já na Idade
Moderna, as cidades de Roma, Florença, Constantinopla, Londres,
Paris, Toledo, entre outras. Eram as chamadas "neópolis".
A terceira, com a Revolução Industrial, por volta de 1750,
quando apareceram cidades-pólos, como Nova lorque, Chicago, Londres,
Berlim, Paris, Tóquio, Moscou, etc. São as "metrópoles", verdadeiras
cidades-mães. A última etapa, já na época atual, suirgem as
"megalópoles", com cidades-satélites e bairros ligados uns aos
outros. Dentre elas, destacam-se S. Paulo, Rio de janeiro, Tóquio,
Londres, N. lorque, etc. As cidades em geral são tratadas como de
pequeno, médio e grande porte, dependendo da população, tamanho,
influência, etc. Há quem pregue que as cidades são de origem humana, sem a aprovação
divina, alegando que a primeira cidade foi criada por um homicida,
Caim. E que Deus planejou um jardim e não uma Cidade (Gn
4.17).Depois do Dilúvio, os homens procuraram fazer cidades. Nessa visito, diz-se que há um plano diabólico para as cidades.
Elas, quanto maiores, são o refúgio ideal para criminosos, centros
de prostituição, do crime, da violência. De fato, as aglomerações
urbanas, nos moldes em que sido construídas, resultam em lugares
perigosos, onde a qualidade de vida, em geral, torna-se difícil para
o bem-estar espiritual e humano. Discordando da opinião dos que vêm a cidade como centros mais
favoráveis ao diabo, Ferreira (P. 140) diz que Deus tem planos
importantes para as grandes cidades. O Cristianismo surgiu numa
grande cidade - Jerusalém - , espalhando-se por grandes centros,
como Samaria, e Antioquia. Por outro lado, Deus mandou Abraão sair
de Ur, uma grande cidade, e mandou começar a conquista de Canal por
Jericó, de porte considerável para sua época. Linthicum, p. 27) diz que "a Cidade é campo de batalha entre Deus e
satanás" e que Ele se preocupa com o bem-estar da Cidade (Jn 4.10) e
que a atividade redentora de Deus centraliza-se em muito nas cidades
(51 46.4-5; Zc 8.3; Mc 15.21.39) ~.31>, lembrando que a vinda do
reino de Deus é descrita como a vinda de uma Cidade redimida - a
Nova Jerusalém (Ap 21-22). -2- Deus permitiu que Israel construísse
cidades (Am 9.14); em Canaã, em meio as cidades tomadas, Deus
determinou que houvesse "cidades de refúgio (Nm 35.11). No seu ministério terreno, Jesus desenvolveu a evangelização tanto
na área rural como nas cidades. · Andava de cidade em cidade(Lc
8.l); · Chegou á cidade, viu-a e chorou sobre ela (Lc 19.41); ·
mandou pregar em qualquer cidade ou povoado ~t 10.11). Seguindo o
exemplo de Jesus, a igreja atual precisa enfrentar o desafio da
evangelização ou das missões urbanas. As cidades, com sua complexidade social, cultural , econômica,
emocional e espiritual, constituem-se campo propício para atuação da
igreja ou do inferno; dos cristãos ou dos feiticeiros; dos homens de
bem ou dos assassinos. A cidade em que vivemos é campo de batalha
entre Deus e o diabo; a cidade pertencerá aos céus ou ao inferno;
depende de quem agir com mais eficiência e eficácia, com as forças
dos céus ou do inimigo. Segundo LINTHICUM (p. 23), os sistemas
sociais, econômicos, políticos, educacionais. e outros, na Cidade,
estio sob a influência dos demônios, das potestades das trevas. É
preciso muito poder, muita oração, muito jejum e muita ação para que
as estruturas das cidades sejam tomadas do poder do inimigo. O
desafio é grande. 1'-- o que está conosco é maior do que ele.
PONTOS DESFAVORÁVEIS PARA AS MISSÕES URBANAS
1) Populações concentradas verticalmente em edifícios fechados.
Os condomínios, hoje, são quase impenetráveis aos que desejam
evangelizar pessoalmente.
2) Excesso de entretenimento. Antigamente, só havia um
pequeno campo de futebol em cidades de médio porte. Hoje, há
estádios grandes, que atraem muita gente; a televisão tirou as
pessoas das ruas e as confinou dentro de suas casas. O evangelismo
pessoal é muito dificultado nessas condições. O uso da televisão é
muito caro para atingir as pessoas confinadas em suas casas.
3) A concentração de igrejas diferentes, além das seitas
diversas, causam confusão junto à população. Cada uma evangelizando
com mensagens diferentes e contraditórias Parece que há um
"supermercado da fé". Há quem ofereça religião como mercadoria mais
barata, em "promoção", com descontos (sem exigências, sem
compromissos) e há os que "cobram" caro demais, com exigências
radicais.
4)0 elevado grau de materialismo e consumismo, do homem
urbano faz com que o mesmo sinta-se auto-suficiente, sem a
necessidade de Deus.
5) Os movimentos filosófico- religiosos, tipo Nova Era,
apontam para uma vida isenta de responsabilidades para com o Deus
pessoal, Senhor de todos. Como enfrentar essas dificuldades?
ESTRATÉGIAS PARA AS MISSÕES URBANAS
1) ORAÇÃO E JEJUM PELA CIDADE. O homem pecador se opõe a Deus
(1 Co 2.14; Rm 8.7; Ef 2.1). O diabo força o homem a não buscar a
Deus (Ef 2.2; 2 Co 4.4). Qualquer plano de evangelização por melhor
que seja, com recursos, métodos, estratégias, fracassará, se NÃO tiver o
PODER DE DEUS. Este só vem pela busca, pela Oração. Deus age. Fp
1.29; Ef 2.8; Jo 6.44. Os demônios infestam as cidades. Só são
expulsos pelo poder da oração (Sl 122; Jr 29.7; Lc 19.41). A oração
é a base.
2) PREPARO DAS PESSOAS PARA A EVANGELIZAÇÃO DAS CIDADES. Esse
preparo refere-se ao estudo da Palavra de Deus. É o preparo na
Palavra (2 Tm 2.15). As seitas preparam bem seus adeptos. As igrejas
precisam gastar tempo e recursos no preparo dos que evangelizam.
3) PLANEJAMENTO DA EVANGELIZAÇÃO. O sucesso da evangelização
depende do Espírito Santo. Só Ele convence o pecador (Jo 16.8).
Entretanto, no que depende de nós, precisamos fazer o que está ao
nosso alcance, a nossa parte.
a) Definir áreas a serem evangelizadas. (Bairro, quarteirão,
ruas)
b) Definir os grupos de evangelização
c) Distribuir as áreas com os grupos (Rua tal com grupo tal;
ou quarteirão tal com tal grupo, etc.
d) Estabelecer metas ou alvos (nº de decisões, pessoas
batizadas, etc..)
e) Preparar os meios necessários: literatura, equipamentos,
recursos financeiros, etc.
f) Mobilizar todos os setores da igreja para a execução do
que for planejado: jovens, adolescentes, adultos, com a LIDERANÇA À
FRENTE.
6.0 MÉTODOS DE EVANGELISMO PARA AS MISSÕES URBANAS
6.1. EVANGELISMO PESSOAL. E o mais tradicional e muito
eficiente, principalmente nos bairros mais pobres. Inclui pessoa a
pessoa; casa-em-casa; evangelização em aeroportos, em bares e
restaurantes; ev. em estações rodo e ferroviárias; na entrada de
estádios ; em feiras-livres; em filas (INAMPS, bancos, ônibus,
etc.); em hospitais, penitenciárias, em escolas (intervalos de
aula);
6.2. EVANGELISMO EM GRUPO. Inclui evangelização de grupos de
pessoas: grupos de alunos, de professores, de menores abandonados,
de homossexuais, de prostitutas, e também os já conhecidos GRUPOS
FAMILIARES, ou células de evangelização; reuniões especiais em
restaurantes, chás, classes na Escola Dominical (foi criada para
isso); evangelização com fitas cassete e de vídeo (reúne-se um
grupo);
6.3. EVANGELISMO EM MASSA. Inclui cultos ao ar-livre, série
de palestras ou conferências nas igrejas; cruzadas evangelísticas,
campanhas. Só tem valor se houver uma preocupação séria com o
DISCIPULADO. E melhor preparar , primeiro, as pessoas para fazer o
discipulado antes de fazer a evangelização.
7. DISCIPULADO.
É indispensável que, em cada igreja ou congregação, haja grupos ou
setores de discipulado, que integrem o novo converso de maneira
segura e acolhedora. Sem esse trabalho, toda a evangelização fica
frustrada. Perdem-se mais de 90% das decisões em pouco tempo.
8. MEIOS PARA A EVANGELIZAÇÃO URBANA
1) Programas de rádio e de televisão;
2) Adesivos para veículos;
3) Revistas, e jornais para autoridades, consultórios médicos;
4) Apresentações de corais, bandas e conjuntos em público, em
praças, em escolas, em bancos, em repartições;
5) Distribuição de Bíblias a autoridades;
6) Literatura (folhetos) bem selecionados;
7) Exposição de Bíblias e de literatura evangélica;
8) Artigos em jornais da cidade;
9) Telefone;
10) Cartas e cartões-postais; e muitos outros...
(http://www.vivos.com.br)
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Aquele que pretende ser um evangelizador necessita de vivência, principalmente no que se refere a conhecer outras culturas, como aborda o texto. Ficará complicado alguém que queira trabalhar com missões que não saiba entender o outro.
ResponderExcluirConcordo com você, Erlon Andrade. Conhecer outras culturas se faz necessário não apenas na missão transcultural, como também na urbana, principalmente quando se trata do Brasil que é um país de uma miscigenação racial e cultural tão grande, mas toda essa importância se dá para que saibamos como melhor fazer a semeadura da Palavra, para que cada povo e raça se molde e se submeta a ela, uma vez que a palavra não está sujeita às culturas, mas as culturas à Palavra de Deus.
ResponderExcluirObrigada por comentar o nosso blog!
Deus o abençoe!