עשרת הדיברות - Assêret ha Dibrôt - Os Dez Mandamentos
Quando se menciona Assêret ha Dibrôt, mais comumente conhecida como os Dez Mandamentos, algumas pessoas possuem uma falsa impressão de que existem apenas Dez Mandamentos que foram separados como sendo os mais importantes da Torah, porém, na realidade a tradução correta no contexto mais puro hebraico de Assêret ha Dibrôt é "Dez Falas" ou "Dez Ditos", sendo que estes são dez princípios que incluem toda a Torah e seus 613 preceitos, inclusive estes dez.
As próprias letras de Assêret haDibrôt demonstram este fato. Os Dez Mandamentos são escritos com 620 letras significando que D-us deu no Sinai os Dez Mandamentos que abrangem os 613 preceitos e as sete Leis de Nôach (Noé) totalizando 620.
É interessante notar que a soma dos números 6, 1 e 3, de 613 totaliza 10, mostrando também que as 613 mitsvot estão resumidas nos Dez Mandamentos que, automaticamente, estão fundamentados nos dois principais preceitos que Yeshua destacou incansavelmente em seus ensinamentos.
A Torah e os profetas estão fundamentados nestes dois mandamentos.
A saber:
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. Mateus 22:37 / Deuteronômio 6: 5.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22: 39 / Levítico 19: 18
1. Eu sou o Senhor, teu D-us, que te libertou da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha presença.
2. Não farás para ti imagem esculpida, nem nada semelhante ao que há nos céus acima, ou na terra embaixo, ou na água debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás; pois Eu Sou o Senhor, teu D-us – um D-us zeloso, que visita as iniqüidades dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração dos que aborrecem. Mas mostrarei bondade para centrenas de gerações àqueles que Me amarem e cumprirem Meus mandamentos.
3. Não jurarás pelo nome do Senhor teu D-us em juramento vão; pois D-us não absolverá ninguém que use Seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia de Shabat, para o santificá-lo. Por seis dias deverás trabalhar e cumprir todas tuas tarefas, mas o sétimo dia é Shabat de teu D-us; não deves fazer nenhum trabalho – tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, e o peregrino que estiver dentro de teus portões – pois em seis dias D-us fez os ceus, a terra, o mar e tudo que neles está, e Ele descansou no sétimo dia. Por isso abençoou o dia de Shabat, e o santificou.
5. Honrarás teu pai e tua mãe, para se prolonguem teus dias sobre a terra.
6. Não assassinarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, e seu servo, e sua serva, e seu boi, e seu asno, e tudo que seja teu próximo.
Quem ama a YHVH de todo o coração:
1) Tem por único D-us a YHWH, isto é, o D-us de Israel.
2) Não faz ou adora ídolos.
3) Não pronuncia indevidamente o nome de YHWH.
4) *Santifica o verdadeiro dia de repouso determinado por YHWH, o shabat.
Quem ama o próximo como a si mesmo:
1) Honra o pai e a mãe.
2) Não assassina.
3) Não pratica adultério.
4) Não furta.
5) Não mente ou dá falso testemunho.
6) Não cobiça os pertences dos outros.
Nota:
Como se entende a propria igreja protestante manten certas costumes da "Antiga Roma" como o dia Domingo instituido esclesiasticamente por Constantino para agradar a pagãos e cristãos daquela época e evitar assim uma revolta que expor a sua reputação hierárquica alias da sua suposta conversão crista, com isto nao quero desrespeitar aqueles (como eu) que trabalham no dia sábado e adoramos a nosso senhor jesus no dia Domingo nen aos que guardam o Shabat.
Não se trata de apenas uma critica e sim de compreender o hebraismo das escrituras na sua visão pura que ate hoje se preservam os mandamentos em seu contexto original e histórico tal como pensavam os judeus daquela época e o povo de Israel até o presente, Jesus nunca veio a excluir a lei e sim a fez cumprir!
A ideia nao é fundamentar rituais ou misturar a igreja com o judaísmo é sim mergulhar nas fontes originais.
Por que se não aprofundarmos nas mesmas acontece como nos dias de hoje que tem muitas bíblias traduzidas e não todas corretamente bem interpretadas e assim se perde a essência das mesmas levando a certas pessoas carentes de formação bíblica e académica a criar falsas ideologias e teologias distorcendo a palavra.
Professor Roberto Godoy