Não sabemos ao certo de onde surgiu, aparentemente não há motivos para estarmos tristes, mas acabamos tendo este sentimento dentro de nós…
O problema deste tipo de sentimento de tristeza que nos invade é que ele faz exatamente como está escrito no versículo acima de Eclesiástico: Produz em nós pensamentos que nos atormentam o coração.
Mas a tristeza do mundo causa em nós a morte, causa em nós a aflição, o desespero, a angustia, e vai aos poucos matando a vida de Deus que há em nós!
Por isso é preciso sempre tomar muito cuidado com o sentimento de tristeza que insiste em entrar em nosso coração. Ele pode ser uma grande armadilha da tentação e do demonio, para nos tirar do foco que é Deus. Com isso não estou dizendo que nunca nos sentiremos tristes por causa de uma situação que estamos vivendo em nossas casas, por causa de algo que nao se resolve….Mas o que estou dizendo, é que mesmo com estes tipos de sentimentos de tristeza é preciso que tomemos cuidado.
Se nos deixamos invadir por ele logo logo começaremos deixar de rezar porque iremos ficar desanimados, logo questionaremos Deus em diversas situações, e logo cairemos num caminho muito sombrio onde não mais conseguiremos enxergar as coisas boas que nos cercam…
Muitas pessoas já cometeram suicidio porque se deixaram invadir por um sentimento de tristeza que não conseguiram mais sair dele. Recebo diversos e-mails de pessoas que perderam toda a perspectiva de vida porque se sentem tristes. Pessoas que já tentaram se matar porque não vêem mais sentido na vida, e estão com o coração cheio de tristezas.
Se a base não estiver em Deus, a pessoa pode facilmente desanimar e se perder no caminho. Mas quando a pessoa entendeu que o alicerce precisa ser Deus, que o sustento precisa vir de Deus, logo ela é tomada de um sentimento de esperança…
É claro que pessoas que estão vivendo muitos anos nesta situação precisarão de um esforço e maior determinação, mas ainda assim esse é o caminho mais seguro.
Por: Cons. Elder Pereira |