"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém."
É lícito e convém à você? Então faça!!
A Bíblia diz que o embriagar-se é pecado, e não o beber vinho moderadamente. Vemos em 1Tm 5:23, Paulo recomendando a Timóteo para que este bebesse um pouco de vinho, devido a seus problemas de saúde. “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” . É interessante aqui observar que essa recomendação tinha uma finalidade útil, assim como as drogas que são utilizadas hoje nos medicamentos com a finalidade de contribuir para a cura de algumas enfermidades. A instrução aqui era com finalidade terapêutica (útil), e não por prazer (fútil) como o mundo faz. => "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:15-17
Apesar de não está escrito na Bíblia e de não haver nenhuma proibição expressa pela palavra de Deus, quanto ao uso moderado da bebida alcoólica (onde não há embriaguez), quando lemos Romanos 14:14-23 subentende-se que não é bom fazermos uso dessa prática, bem como de outras que escandalizem e ofendem a fé dos mais fracos levando-os a pecar. Por outro lado, a própria razão nos mostra que por ser o álcool uma droga, não devemos consumi-lo.
Para mim também é lícito? Sim! mas não me convém! E não me convém principalmente porque a minha consciência me diz que o álcool é uma droga que causa dependência na maioria das pessoas que são usuários do mesmo. Sabe o que isso quer dizer?? Que uma pessoa, mesmo sem a intensão de se embriagar, pode ser levada a ingerir quantidades de bebida que o embriague. Pois à medida que ele vai fazendo uso da bebida alcoólica a tendência é sempre consumi-la em doses ainda maiores.
Nenhum usuário de maconha ou cocaína começou consumindo grandes doses da droga. Assim como nenhum alcoólatra começou consumindo grandes doses de bebida. Sei que existem pessoas que conseguem beber apenas uma dose e não passa disso, mas sei também que existem pessoas que dizem que bebem apenas um cálice, mas na verdade não tem mais esse controle e bebem muito e acabam embriagados => "Não deis lugar ao diabo." Efésios 4:27. Sem falar que muitos neófitos podem seguir o exemplo sem a real consciência do que ensina a Bíblia sobre a embriaguez e continuar nas práticas antigas sem levar em conta o pecado da embriaguez.
A base da nossa pratica cristã é o AMOR, e a palavra de Deus já nos ensina, por amor ao nosso próximo não levá-lo a cometer pecado. Isso vale não apenas para a bebida, mas para qualquer outra prática; até porque quando influenciamos de alguma forma alguém a pecar, pecamos também.
" Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado." Romanos 14:14-23
"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."
Mateus 5:29-30
Eu entendo a questão cultural de cada povo, mas entendo também que os costumes e a cultura de um povo não podem anular a Palavra de Deus. A cada um que recebeu Jesus como o seu Senhor e Salvador, também foi dado o Espírito Santo, e o Espírito Santo mostra a cada um o que convém e o que não convém fazer. Nenhum homem que tem o Espírito Santo, e conhece a Palavra de Deus, erra sem que tenha a sua consciência incomodada pelo Espírito que aponta sempre qual a direção certa à seguir.
"Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:21-23
A melhor e mais espiritual, autêntica e verdadeira interpretação na semântica e exegese correta da Palavra de Deus, é aquela que nos é dada na própria consciência pelo Espírito Santo (discernimento). "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." 2 Coríntios 3:5-6.
Todo homem é falho e falível, bem como as suas interpretações baseadas na ciência humana. Não quero dizer com isso, que sou contra estudos, pesquisas e conclusões teológicas, mas, que não é bom que o homem se estribe no seu próprio conhecimento e entendimento, e sim que seja dependente de Deus. Existem assuntos que não podem ser discernidos senão pelo Espírito de Deus. Por mais que o homem pesquise, estude, chegue a conclusões e opine, jamais poderá alcançar e entender a mente de Deus, e daí o porquê do entendimento segundo o Espírito. Este não depende do conhecimento do homem, mas apenas de Deus. ESTE ASSUNTO EM PAUTA, POR EXEMPLO É UM DELES. "Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais." 1 Coríntios 2:11-13.
Quando entendemos que servir a Deus e está em Cristo é sobretudo amar ao próximo, como diz em 1 João 3:14, "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.", entendemos que pela palavra de Deus somos aconselhados a não praticar determinadas coisas por não serem FRUTÍFERAS E EDIFICANTES e por conseguinte não convém, como diz em Rm 14:14-23 e em 1 Coríntios 10:23 " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
Esse é um entendimento que só pode ser dado pelo Espírito Santo. É uma questão de consciência cristã. Nem tudo a teologia explica!
Devemos respeitar e fazer uso da teologia?? SIM!!! Mas acima de tudo devemos depender de Deus!
Concluindo: Se alguém me perguntar o que eu acho sobre o crente beber com moderação, direi que o mesmo deve se perguntar se ele realmente necessita disso e se ele tem o domínio sobre a dependência causada pela droga chamada álcool. E se ainda ele me responder que necessita e que tem o domínio sobre a dependência, eu ainda lhe perguntarei se ele ama o seu irmão mais fraco na fé e se conhece Rm 14:14-23
E se alguém me perguntar se a Bíblia proíbe ao crente beber, eu direi que a Bíblia diz que tudo é lícito, mas nem tudo convém. Pois de fato não está escrito que ela proíbe. Ela proíbe a embriaguez, e também nos ensina a não dar ocasião ao diabo e nem sermos motivos de tropeço para os nossos irmãos. Porém eu respeito a quem bebe, claro, porque eu os amo com o mesmo amor com o qual Cristo Jesus me ama, e porque assim amo, também exorto aos amados a não fazerem uso desta prática, caso não tenham uma necessidade que a justifique. Os exorto não por farisaísmo nem para ser juíza do meu próximo para os prejulgar ou condenar mas para alertá-los quanto ao que edifica e o que não edifica.
Fica mais uma vez a referência bíblica que diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
1 Coríntios 6:12
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
1 Coríntios 10:23
Missionária Fátima Miranda.
Por: Miss. Fátima Miranda