2 Coríntios 11:8-9 é uma passagem frequentemente mal
entendida, com muitos usando-a para dar sustentação a que Paulo estava
recebendo um salário de uma igreja enquanto estava em Corinto. Seria
bom para Paulo, um trabalhador apostólico, “viver do evangelho”. Ele
foi autorizado a fazer isto. No entanto, conforme vimos anteriormente,
ele escolher não fazer tal coisa, dando um exemplo para os outros
crentes. Antes de nós irmos a 2 Coríntios 11:8-9, vamos primeiro até
Filipenses, onde lemos sobre a sustentação que estes crentes davam a
Paulo. Ela é necessária, de forma que nós conseguimos a estrutura
necessária para entender 2 Coríntios 11:8-9:
Filipenses 4:14-18
“Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.”
“Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.”
Muitos consideram que a sustentação dos Filipenses a Paulo era somente
durante o tempo em que ele estava em Tessalônica. Contudo, isto não é o
que a passagem nos está dizendo. Conforme se diz que os Filipenses
sustentavam Paulo “no começo do evangelho, quando ele partia da Macedônia". Tessalônica era parte da Macedônia. Também veja que a passagem diz que “Porque também
uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica”. Em outras
palavras,o que ele está dizendo é: “vocês me enviaram sustentação no
começo do evangelho, depois eu parti da Macedônia ... de fato vocês
ainda me enviaram sustentação quando eu ainda estava na Macedônia, em
Tessalônica". Agora, onde Paulo foi depois que partisse da Macedônia?
Atos 17 e 18 nos dizem que ele foi para Atenas, onde ele permaneceu
brevemente, e de lá ele andou 50 milhas em direção a Sudoeste, para
Corinto. Lá ele ficou um ano e meio, pregando a Palavra de Deus e
estabelecendo a igreja local. Eu acredito que este foi o local onde ele
recebeu sustentação dos Filipenses. Atos 18: 5 nos diz:
“E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo [agora em Corinto] impulsionado no espírito, testificando aos Judeus que Jesus era o Cristo.”
Os Filipenses ajudaram Paulo “no começo do evangelho, quando ele partia
da Macedônia". Onde ele estava quando ele conseguiu a ajuda deles? Eu
acredito que ele estivesse em Corinto, e ele conseguiu ajuda deles
através de Silas e Timóteo, os irmãos que “tinham chegado da Macedônia”.
Então, Paulo foi sustentado parcialmente pela igreja dos Filipenses em
Corinto. Ele também estava trabalhando, pelo menos em meio período. O
fato que mostra que ele estava trabalhando lá está claro em Atos 18:1-3:
Atos 18:1-3
“E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Porto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Claudius tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, E TRABALHAVA; pois tinham por ofício fazer tendas.”
“E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Porto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Claudius tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, E TRABALHAVA; pois tinham por ofício fazer tendas.”
Paulo estava trabalhando em Corinto. Ele também recebia suporte da
igreja em Filipo. Do registro dos Filipenses está claro que isto não
era um suporte involuntário extorquido por Paulo, mas um presente dado
de forma voluntária. Tendo esclarecido isto, vamos agora voltar para 2
Corintios 11:8-9, onde Paulo está dizendo:
“Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.”
A frase “recebendo delas salário” é uma tradução enganosa e infeliz.
Isto é reconhecido pelas traduções mais modernas, tais como a inglesa
NIV[Nova Versão em Inglês] e a ESV[Versão Padrão em Inglês], que
traduziram isto como “outras igrejas despojei por aceitar suporte
delas" (ESV). Esta é uma tradução mais acurada e também concorda com o
contexto e as outras referências quanto ao assunto. Paulo não estava
recebendo “salários”, proventos de outras igrejas. Ele recebia suporte.
Este suporte era dado voluntariamente, porque nós nunca o vimos
solicitando isso. Como ele conseguiu este suporte? “Dos irmãos que
vieram da Macedônia". De quais igrejas? Nós já vimos uma: Os filipenses
que "enviaram-no suporte no começo do evangelho, depois que ele partiu
da Macedônia” e foram para Corinto. Outras igrejas macedônicas podem
tê-lo apoiado também, embora tal suporte não esteja mencionado
explicitamente nas Escrituras. Ele roubou estas igrejas? É claro que
não. Eu acredito que ele usa esta frase como uma figura de discurso,
para abordar um ponto, porque Corinto era uma cidade muito saudável.
Conforme Strabo, um historiador e geógrafo do 1º século, informou-nos:
“Corinto é chamada de ‘rica’ por causa de seu comércio, uma vez que ela
está situada no istmo e é mestre de dois portos, dos quais um conduz
diretamente à Ásia, e o outro à Itália; e torna fácil a troca de
mercadoria de tanto os países que estão muito distante quanto daqueles
outros” (Geography, 8.6.20)”.
De acordo com fontes antigas, Corinto no momento de Paulo era mais rica e
próspera como nunca visto antes. Sua população era de 300.000 homens
livres mais 450.000 escravos, uma cidade de tamanho imenso para os
padrões antigos (e mesmo para os modernos). Paulo, ao dizer que
despojava outras igrejas, usa uma figura de discurso para dizer que ele
era sustentado por outras igrejas mais pobres em seu ministério para estes ricos cristãos corintos. Figuradamente, isto seria “roubar”.
Para acrescentar:
Paulo não estava recebendo um salário de uma igreja. Enquanto em Corinto, ele estava trabalhando, pelo menos em meio período, e ele era parcialmente sustentado de espontânea vontade, sem pedir, com doações dos irmãos da Macedônia. Ele não rouba de nenhuma igreja literalmente, mas ele usa este termo figurativamente para apontar que ele estava recebendo suporte das igrejas mais pobres para pregar o evangelho para uma comunidade de pessoas mais ricas.
Paulo não estava recebendo um salário de uma igreja. Enquanto em Corinto, ele estava trabalhando, pelo menos em meio período, e ele era parcialmente sustentado de espontânea vontade, sem pedir, com doações dos irmãos da Macedônia. Ele não rouba de nenhuma igreja literalmente, mas ele usa este termo figurativamente para apontar que ele estava recebendo suporte das igrejas mais pobres para pregar o evangelho para uma comunidade de pessoas mais ricas.
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