Por Tiago H. Souza
Segundo o dicionario: A hermenêutica é a ciência que estabelece os princípios, leis e métodos de interpretação.
A hermenêutica bíblica é forma mais viável e
pratica que temos para nos ajudar a compreender e a explorar os
pensamentos de Deus. Ela é o nosso guia no fantástico mundo das idéias,
doutrinas e mandamentos do nosso Deus.
Sua palavra é verdadeira, fiel e nosso único meio de conhecê-lo.
Imagine como seria a vida sem uma resposta para nossas maiores
indagações. O que é verdade ou quem esta com a verdade?. Temos o
privilégio de saber onde se encontra a resposta, apenas nos resta a
procurá-la e entender como é a sua didática, e de que forma a verdade,
do qual acreditamos, quer nos apresentar o que ela mesma é.
Da mesma forma se tornamos sem a utilização de princípios da
hermenêutica bíblica que será como nosso guia turístico nessa terra
longínqua e diferente.
Compreendermos de fato a passagem bíblica é compreender o ensino de
Deus. Compreender os ensinos de Deus pode nos livrar de erros e assim
estar familiarizados com os propósitos eternos de Deus para conosco.
Interpretar as escrituras sem os princípios de hermenêutica é como
esse cego correr em uma rua sinuosa. Ele ira tropeçar e cair pelo
simples fato de não ter em suas mãos algo que o auxilie.
A livre interpretação bíblica ( a não utilização dos princípios) tem
sido ,dentre outros, uma das maiores tragédias da igreja. É por meio
dela que nascem as heresias, o engano, as falsas doutrinas e os falsos
mestres. A livre interpretação tende a desviar os propósitos de Deus no
texto sagrado, e simplesmente apontar para nossas necessidades naquele
momento. E assim cada texto bíblico, cada passagem , doutrina, parábola,
ou mandamento é moldado pela necessidade de cada um, pois assim você
tem a oportunidade de ser interprete do próprio Deus, ausentando ou
acresentando suas palavras para sua maior comodidade.
Será que duas pessoas podem observar e interpretar o mesmo texto de
forma diferente e mesmo assim dizer, “ eu sei o que Deus esta falando”? A
resposta é NÃO.
Não há interpretações em uma passagem, há somente uma. E é nessa
única interpretação que Deus irá nos abençoar quando a descobrir-mos,
porque Ele é fiel com sua palavra pois “de maneira nenhuma pode negar-se
a si mesmo.” II Timóteo 2:11-13.
Uma das razões que nos leva a buscar uma clareza da interpretação
acha-se na natureza da própria escritura. Historicamente a igreja tem
compreendido a natureza da escritura de maneira semelhante á sua
compreensão da pessoa de Cristo. Conforme o professor George Ladd certa
vez expressou: ”A bíblia é a Palavra de Deus dada nas palavras de
(pessoas) na historia”. É esta natureza dupla da Bíblia que exige da
nossa parte a tarefa da interpretação, pois ela chega até nós sob um
abismo lingüístico histórico cultual que abrange desde a época
precedente ao cristianismo até o primeiro século cristão. Nossa função
então é analisar o significado dentro da intenção original do autor que,
antes de tudo, foram aqueles que estiveram diante de Deus e receberam
dele a mensagem que escreveram, ou seja, devemos entender sua cultura
para dar significado em suas palavras. Somente assim poderemos
compreender os propósitos de Deus em sua Palavra.
Então, de que forma podemos obter relações com um texto que foi escrito a muitos anos atrás em uma cultura totalmente diferente?
Usamos o O.I.A: Observação da passagem
Interpretação da passagem
Aplicação da passagem.
O O.I.A será nosso ponto de partida, é por meio do O.I.A que usamos os demais princípios de hermenêutica que são:
1- O principio do gênero literário.(o texto é uma carta? É uma narrativa histórica? É uma parábola? Entre outros)
2- O principio do contexto literário. ( Qual o pensamento geral do autor no texto)
3- O principio do de fundo histórico-cultural. (O que se passava como pano de fundo na época)
4- O Principio do significado das palavras. (consulta ao Léxico, “dicionário” grego- português)
5- O principio da gramática. ( anáise sintática da estrutura textual)
6- O principio de que a Escritura
interpreta a Escritura. (O N.T interpreta o A.T. Ter como princípio a
pessoa de Cristo como chave hermenêutica de todo o A.T e N.T)
7- O principio de um significado.
8- O principio do significado mais simples.
9- O Princípio da evidencia interpretativa. ( procurar no texto evidencias que correspondem ao propósito e significado do texto)
10- O Principio da confirmação de fora. (
Principio criado por Stott que defende que muitas vezes teremos relatos
extra-biblicos testificando o significado do texto
11- Aplicação do texto
Como exemplo, quero utilizar esses principios em um breve comentário do texto de Gálatas 3:8 “Ora,
tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé, prenunciou o
evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.”
- O livro de Gálatas é um epistola Paulina (1).
- Endereçada a igreja da Galácia por volta do ano 49. O gálatas eram
um povo celta que havia migrado da Gália (a atual França) para aquela
região central no século 3° a.C. Os Romanos conquistaram os gálatas em
189 a.C, porem permitiram a eles certa independência até 25ª.C, quando a
Galácia se tornou uma província Romana, incorporando algumas regiões
não habitadas pelos gálatas étnicos ( exemplo: partes da Licaonia, da
Frigis e da Pisídia). Num sentido político, Galáxia passou a descrever
toda a província romana, e não simplesmente a região pelos gálatas
étnicos.
Paulo fundou igrejas nas cidades gálatas meridionais da Antioquia,
Iconio, Listra e Derbe (At. 13:14 – 14:23). Ele escreve a Carta aos
Gálatas para contrapor-se aos falsos mestres judaizantes que estavam
abalando a doutrina central do Novo Testamento da justificação pela fé.
Ignorando o decreto expresso no concilio de Jerusalém ( At.15:23-29),
eles espalhavam o perigoso ensino de que os gentios deveriam, primeiro,
torna-se prosélitos judeus e submeter-se a todas as leis mosaicas antes
de poderem se tornar Cristãos(3).
- Chocado com a receptividade dos gálatas a essa heresia demoníaca,
Paulo escreveu essa carta a fim de defender a justificação pela fé e
advertir essas igrejas a respeito das terríveis conseqüências de
abandonar a doutrina essencial(2).
- Em meio a sua argumentação para refutar a heresia da salvação por
obras, Paulo trás a perfeita interpretação da Palavra de Deus dada a
Abraão em Genesis 12:3, iluminando assim os gálatas e os advertindo que a
salvação é somente pela fé, ocasionando a salvação de todos os povos.
Quando Gálatas 3:8 se refere “…prenunciou o evangelho a Abraão: Em ti serão abençoados todos os povos da terra”, o
autor tem em mente que Abraão sendo o primeiro a depositar fé nessa
promessa, ele se torna tanto o patriarca daqueles que haveriam de crer,
quanto o patriarca genético de Cristo. Ou seja o que Paulo esta
afirmando é que qualquer gentio de qualquer período do tempo, pode ser
salvo porque tal salvação é obtida mediante a fé em Cristo que foi da
linhagem direta de Abraão, o pai da fé (4,6,7).
- A Palavra abençoados ( eveylogeo) é um verbo indicativo(
ele indica uma certeza) na voz passiva ( sofre ação). Gramaticalmente
podemos afirmar então que todos os povos da terra de fato serão o alvo
da benção de Deus depositada em Abraão. Por isso o verbo esta no tempo
futuro, pois Paulo esta usando a passagem do Antigo Testamento para
confirmar que a benção da justificação pela fé seria pregada as nações
após Deus ter abençoado a Abraão (5).
- Podemos testemunhar que de fato as nações da terra estão sendo
salvas pela justificação pela fé. Muitos missionário tem testemunhado
suas experiências de campo de como Deus tem salvado uma determinada
cultura somente pela pregação do evangelho. Um grande exemplo disso é a
tribo Mouk de Papua Nova Guiné, relatado no filme EE-Taow (10).
- Existe hoje muitas lugares para serem alcançados. Muitas culturas
ainda necessitam ouvir do evangelho e ser justificadas mediante a fé.
Isso só será realizado sob uma grande força tarefa da igreja. Os
justificados, aqueles que já fazem parte da benção depositada em Abraão,
precisam levar o evangelho a outros para que a promessa seja plena. E
para isso acontecer, Deus terá que intervir na historia, tirar sua
igreja da uma zona de conforto e leva-la até os confins da terra (Atos1:8). (11- Aplicação do texto)
Nessa pequena avaliação do texto de Gálatas 3:8, usei 8 princípios da
hermenêutica e utilizei o O.I.A para entender o significado do texto.
Fonte: http://oevangelhohoje.wordpress.com/2011/12/09/breve-resumo-sobre-a-importancia-da-hermeneutica-biblica-e-alguns-principios-de-interpretacao/
Fonte: http://oevangelhohoje.wordpress.com/2011/12/09/breve-resumo-sobre-a-importancia-da-hermeneutica-biblica-e-alguns-principios-de-interpretacao/
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